Globo evidencia patrocinadores na temporada 2021

 

Nova arte para o Futebol na Globo. Foto: Reprodução

A Globo iniciou suas transmissões dos jogos de futebol na temporada 2021 neste domingo, 14.
Com menos estaduais do que em outros anos, o 'carro-chefe' da emissora carioca foi o Campeonato Paulista para boa parte da rede.

Palmeiras 2x0 Ferroviária foi o jogo transmitido pela Globo SP. Algumas outras afiliadas ficaram com a transmissão do seu respectivo estadual, como por exemplo, Pernambuco, com o clássico entre Santa Cruz x Sport. 

Sem alterações no pacote gráfico (placar, tarja de informações, cenários) a principal mudança para a temporada 2021 foi exatamente a arte da logomarca da Globo, que retirou o ano da temporada e a evidência das marcas patrocinadora do futebol na emissora.

Foguetes de patrocínio na Globo em 2021. Foto: Reprodução

Os foguetes (comerciais rápidos durante a partida) passaram a dividir tela com o jogo, juntamente com o áudio original do comercial, sem a locução de um locutor da Globo, com o nome da marca e o seu slogan. Com isso, o comercial exibido no foguete, ganhou mais tempo no ar (em média, 10 segundos).

Isso não foi legal para a Globo em Pernambuco. O narrador chamou o foguete da Vivo, e no momento em que o comercial estava no ar, a jogada que originou o primeiro gol do Sport aconteceu.






No intervalo, o 'Show do Intervalo' deu mais visibilidade às marcas parceiras.  Sempre na ida e volta do break comercial, a vinheta com a logo e a narração do locutor da Globo apareciam: "Itaú apresenta: Show do Intervalo". Essa ação 'pagou' quatro comerciais. 


Vinheta Show do Intervalo com patrocínio do Itaú. Foto: Reprodução



Outra novidade em 2021 é o quadro GE em 1 Minuto, o que lembra o G1 em 1 Minuto, já conhecido por quem assiste a Globo. Um repórter do portal de esportes do Grupo Globo entra no intervalo da partida falando os principais destaques do dia.


Checagem de Impedimento. Foto: Reprodução

Mais um recuso usado foi na checagem do impedimento. Na repetição, a emissora mostra as linhas que definem se há impedimento ou não e no canto superior direito, uma tela menor é exibida, mostrando o momento exato do passe. Isso aconteceu na Globo SP, em Palmeiras x Ferroviária.


Na transmissão de SP, o áudio da emissora foi criticado. Gustavo Villani até pediu paciência aos repórteres para eles falarem separadamente.

A música de gol, vinheta de abertura e trilha de encerramento continuaram. O Futebol na Globo pode não ter mais o mesmo número de transmissões, sem vários estaduais, nem Libertadores, Sul-Americana, Champions, jogos do Brasil fora de casa pelas Eliminatórias e Copa América, mas em termos financeiros, a emissora pretende arrecadar mais de R$ 3 bilhões.

O Futebol na Globo marcou 14 pontos de média na Grande São Paulo, com picos de 16 pontos.






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.